Em que consiste a Salvação? O que a Bíblia diz?
Este roteiro pode esclarecer o leitor sincero. Abordaremos as unidades que fazem parte dos ensinamentos centrais do plano de salvação, e veremos que, há dois aspectos no Plano de Salvação.
Para muitos este primeiro aspecto é único e suficiente. Porém, a obra de salvação divina tem Começo, Meio e Fim.
Convidamos você a participar deste estudo fascinante nas Escrituras Sagradas, com oração vamos ao nosso estudo de hoje, porém, como já adiantamos em outros momentos siga a sequência das unidades, isso facilita a compreensão do conteúdo.
O plano de salvação na prática:
1. O plano é de Deus, do Senhor da criação e não do homem.
2. Deus poderia pôr fim ao pecado quando quiser, contudo optou pacientemente pelo conflito longo; ama a raça humana e deseja salvá-la.
3. Assim como homem escolheu pecar, para remi-lo é necessário conceder-lhe tempo para que se arrependa e escolha a salvação. Entra aqui o livre arbítrio dado ao o homem quando foi criado.
Veremos o plano de salvação na prática, partindo de um diagrama que vai com certeza lhe ajudar.
O plano de salvação de Deus tem a sua complexidade não impossível de ser entendida se seguirmos este passo a passo.
E isto é de grande importância, existem muitas posições a respeito e muitas vezes há falta de entendimento. Lembre que desde o começo do nosso curso salientamos que a razão e a fé tem que andar juntas.
Existe só um plano.
Verá que há só um plano, porém dois aspectos que não podem ser separados. Com correr dos tempos tem se dado mais ênfase a um do que ao outro e tem causado muita confusão e divisão entre os crentes. Só a título de simples exemplos:
. Tem o ramo legalista num extremo, apoiado na "salvação pelas obras".
. Ou no entendimento errôneo, de que si Deus me salva em Cristo, posso retribuir com a obediência em gratidão.
. Tem aquele que acreditam na santificação conseguida somente por esforços humanos.
. Existem outros que dão destaque somente ao primeiro dos aspectos ignorando o segundo. A fé cega, que leva a acreditar por exemplo, de que uma vez salvos por ter aceitado Jesus, "estaria salvo para sempre".
Estas unidades, a 11 e 12, não podem ser estudadas separadamente e costumo dizer para os meus alunos que são lições de vida o morte.
Vamos avançar sem preconceitos, com fé e oração.
Prof. Ramón Angel Lima Zazatt
.
.
Tags: Estudo da bíblia, Deus, cristianismo, O homem, Evangelho, boa nova, salvação, Justificação, Santificação, esperança, vida cristã, Jesus Cristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gratos pelo seu comentário.